O que é Contribuição Sindical?

É uma Contribuição devida por empresas, profissionais liberais e empregados, ao Sindicato que representar a categoria econômica ou a categoria profissional a que pertencerem.
Em se tratando de empresas, deve ser calculada sobre o capital social e recolhida ao Sindicato da categoria, até o dia 31 de janeiro de cada ano. (FUND. artigos 579, 580 inciso III e 587 da CLT).

A que Sindicato as Agências devem recolher a Contribuição Sindical da empresa?

As Agências de Propaganda sediadas nesse Estado devem recolher a Contribuição Sindical ao Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Santa Catarina.
O recolhimento da Contribuição Sindical a qualquer outra entidade, não quita o débito para com o Sinapro-SC, que poderá cobrá-la acrescida da multa de 2% a cada 30 (trinta) dias, além de juros de 1% ao mês e correção monetária. (FUND. artigo 600 da CLT)

Que Agências de Propaganda estão obrigadas a tal recolhimento?

Deverão recolher a Contribuição Sindical a favor do Sinapro-SC, todas Agências de Propaganda que:

- tiverem sua sede do Estado de Santa Catarina;
- tiverem filiais ou escritórios dentro do mesmo Estado.

As primeiras calcularão a Contribuição Sindical tomando o capital social como referência e as segundas deverão se louvar no capital destacado para elas pela matriz, para procederem ao cálculo. (FUND. artigo 581, caput, CLT)

Empresas que desenvolvam outras atividades e também atividades próprias de Agências de Propaganda estão sujeitas ao disposto no item anterior?

Não havendo uma atividade preponderante, essas empresas deverão recolher a Contribuição Sindical aos Sindicatos de cada uma dessas atividades, nelas incluída a atividade econômica publicitária.

Se a atividade publicitária for preponderante, a Contribuição Sindical será devida exclusivamente ao Sinapro-SC. (FUND. art. 581, § 1º e 2º da CLT)

Como proceder ao cálculo da Contribuição Sindical?

Como já esclarecido, a Contribuição Sindical das empresas, é proporcional ao respectivo capital social.

Para maior facilidade, os Sindicatos patronais colocam à disposição da categoria econômica representada, tabelas já calculadas, bastando apenas enquadrar o capital social em uma das posições.

O Sinapro-SC coloca a Tabela da Contribuição Sindical à disposição de todas a empresas por ele representadas, na sua sede e neste site.

Faça aqui o download da Tabela da Contribuição Sindical

Em caso de atraso no pagamento?

Após o vencimento, será acrescida uma multa de 10% (dez por cento), nos trinta primeiros dias, com o adicional de 2% (dois por cento) por mês subseqüente de atraso, além de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e correção monetária.

Essa norma é determinada pela CLT - Consolidação das Leis do Trabalho, em seu artigo 600:

"Art. 600. O recolhimento da contribuição sindical, efetuado fora do prazo referido neste Capítulo, quando espontâneio, será acrescido de multa de 10% (dez por cento), nos trinta primeiros dias, com o adicional de 2% (dois por cento) por mês subsequente de atraso, além de juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e correção monetária, ficando, nesse caso, o infrator, isento de outra penalidade."

A quem se destina a Contribuição Sindical?

A Contribuição Sindical recolhida é destinada a três créditos diversos: 20% (vinte por cento) para a Federação Nacional das Agências de Propaganda - FENAPRO; 60% (sessenta por cento) para o Sinapro-SC e 20% (vinte por cento) para a "Conta Especial Emprego e Salário". (FUND. artigo 589, incisos I a IV)

Onde recolher a Contribuição Sindical?

Clique aqui para gerar sua guia. O recolhimento pode ser feito nas agências da Caixa Econômica Federal ou casas lotéricas.


Relatório de Gestão

Sed posuere consectetur est at lobortis. Aenean lacinia bibendum nulla sed consectetur. Praesent commodo cursus magna, vel scelerisque nisl consectetur et. Vestibulum id ligula porta felis euismod semper. Praesent commodo cursus magna, vel scelerisque nisl consectetur et. Cum sociis natoque penatibus et magnis dis parturient montes, nascetur ridiculus mus. Aenean eu leo quam. Pellentesque ornare sem lacinia quam venenatis vestibulum.

Conheça mais


Receba nossa newsletter

« Digite 42135925