Daniel Araújo*
O evento, realizado em São Paulo, contou com 230 representantes do mercado de comunicação de todo o país, entre agências de propaganda, grandes anunciantes, governos, institutos de pesquisa e entidades. Com o tema “País rico é país regionalizado”, o presidente da Fenapro, Ricardo Nabhan, apresentou sua palestra, lembrando que a força do consumo das diversas regiões brasileiras tem contribuído para que o Brasil escape da crise internacional.Com auditório lotado, o Fórum demonstrou o papel essencial da comunicação na democratização das informações. O secretário da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), Roberto Messias, formalizou seu compromisso para que o governo abra licitações não apenas para agências nacionais, mas também às regionais. Além de distribuir melhor os recursos governamentais de comunicação, a medida garantirá um contato mais assertivo do setor público com a população, uma vez que as agências regionais conhecem melhor a cultura e os hábitos da sua região.
Stephen Kanitz, em uma rápida comparação, lembrou que os Estados Unidos têm cerca de 50 mil municípios constituídos, enquanto o Brasil tem aproximadamente 5.500. Considerando a proporção entre os tamanhos do país e da população, as nações europeias também têm administrações municipais muito mais próximas da sua sociedade.No caminho certo para o desenvolvimento, agora, o Brasil busca de todas as formas estreitar a relação com o seu povo. A esperança de crescimento está depositada na força da sociedade e, por isso, o país quer olhar nos olhos da população. Com 193 milhões de habitantes, espalhados por um território de 9,3 mil km2, há bastante trabalho pela frente. Mas, com o apoio das agências regionais e somando esforços, todos os brasileiros serão convidados a construir o desenvolvimento do Brasil.
*Presidente do Sinapro/SC e da ABAP/SC
Artigo publicado originalmente no portal AcontecendoAqui.
				
				
				
				
					
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